Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa I: Infraestrutura e Tecnologia Urbana
A presente Linha de Pesquisa tem como enfoque técnico-experimental as questões urbanas, tendo por objetivo analisar a evolução das estruturas urbanas, inclusive as redes de infraestrutura e as tecnologias utilizadas.
Dentro dessa Linha de Pesquisa procura-se estudar e analisar as cidades e as edificações que estão aí inseridas, enquanto consequência das transformações, planejadas e/ou projetadas, naturais e/ou espontâneas. Para se obter esses objetivos, o enfoque será dado aos elementos de engenharia que configuram e conformam as áreas urbanas, desde a fase de projeto, estudo de materiais alternativos visando a redução de custos, passando pela fase de implantação e, por fim, avaliação.
Lança-se mão de um enfoque tecnológico para a construção do meio urbano, enquanto estrutura física a suportar e subsidiar as relações cotidianas que aí se desenvolvem entre a população e o meio ambiente.
Linha de Pesquisa II: Planejamento e Gestão de Sistemas Urbanos
Em um sentido amplo, essa Linha de Pesquisa aborda os problemas de gestão dos recursos do meio urbano, principalmente em cidades médias e pequenas, características marcantes da região sede desse Mestrado.
Dentro de uma classificação didático-pedagógica os sistemas urbanos a serem tratados aqui se configuram como sendo os de saneamento, de transporte e suas inter-relações com os espaços públicos urbanos. Busca-se analisar o planejamento do sistema viário urbano, abordando os aspectos do uso do solo e meio ambiente, através das operações de tráfego e dos transportes, aliando-se as técnicas de planejamento e de gestão viárias aos estudos de infraestrutura e gerência de pavimentos urbanos. Assim, pretende-se verificar a influência e os impactos do sistema viário urbano e seus componentes na malha urbana.
Ainda, procura-se abranger os estudos referentes ao planejamento dos recursos hídricos e sistemas de saneamento no meio urbano, aliando-se as características de tratamento e controle de efluentes e resíduos sólidos urbanos com as variáveis do meio físico.
E para completar os sistemas de gestão urbana, tem-se o estudo e a pesquisa sobre o desenho e o planejamento urbano, aliados às áreas verdes de uso público, as vias de circulação urbana e suas inter-relações que visem a melhoria da qualidade de vida.